quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Memórias de Estágio


A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: 
Perspectivas Sobre o Brincar e o Aprender

Andreila Alcântara Teixeira
Larisse Oliveira Araújo

Muito se discute sobre a importância da ludicidade e suas implicações, porém, há ainda a significante necessidade de se observar e pesquisar o chão da escola; sobre os espaços e os recursos lúdico-pedagógicos no âmbito escolar, saindo da teoria para a prática. Com base nisto, buscamos analisar sobre a presença e o uso destes elementos na escola, visando ainda compreender de que modo influenciam no processo de aprendizagem.
O presente trabalho foi realizado a partir de uma pesquisa exploratória de base inicial, desenvolvida através de uma observação investigativa com base na cultura e nas práticas escolares em um período de 10 dias, sendo estes do dia 7 ao dia 19 de outubro, levando em conta um final de semana, e o feriado do dia do professor. 
Realizamos a pesquisa em uma escola da rede privada, localizada em um bairro periférico do município de Jequié, no interior da Bahia. Os nomes usados para se referir a escola e as pessoas envolvidas na pesquisa são inteiramente fictícios, pois, nosso interesse não é a denúncia destes, mas sim a análise do tema por nós proposto.
Esta pesquisa tem como objetivo analisar de que forma os espaços e recursos lúdico-pedagógicos propiciam meios de aprendizagem, interação e socialização na Educação Infantil, visando analisar também como estes elementos vêm sendo utilizados, investigando, consequentemente, o diálogo existente entre o ato do brincar e do aprender dentro do processo educativo, e de como estes influenciam diretamente na formação da criança como ser social e em sua construção individual e coletiva. 
Pensamos também que os benefícios do brincar não se restringem na infância, pois o ato do brincar é essencial para o desenvolvimento da criança, e assim, carrega consigo o aprendizado para toda a vida. Assim também não visamos aqui a ludicidade como algo solto, mas como processo dotado de intencionalidades na aprendizagem.

Vygotsky (2007) traz a importância do brinquedo na infância e da interação ocorrida entre a criança e o brinquedo. De acordo com o autor, o brinquedo é um elemento fundamental para o desenvolvimento da criança. Segundo Vygotsky:

[...] “No brinquedo, a criança sempre se comporta além do comportamento habitual de sua idade, além do seu comportamento diário; no brinquedo é como se ela fosse maior do que ela é na realidade. Como no foco de uma lente de aumento, o brinquedo contém todas as tendências do desenvolvimento sob forma condensada, sendo ele mesmo uma grande fonte de desenvolvimento.” (VYGOTSKY, 2007, p.134).


                          ACERVO PESSOAL

Assemelhando-se demasiadamente à visão de Vygotsky, Froebel (1877) vem falar sobre as brincadeiras. De acordo com a visão frobeliana, as brincadeiras são de extrema importância para o desenvolvimento da criança, pois estas estimulam o ato de pensar, refletir, assim como estimulam sua imaginação e sua criatividade. O autor traz também a valorização do brincar livre, espontâneo. No brincar, a criança é livre, sem amarras, sem padrões, portanto, se expressa como realmente é. Como afirma Froebel:
As brincadeiras são as folhas germinais de toda a vida futura; pois o homem todo é desenvolvido e mostrado nela, em suas disposições mais carinhosas, em suas tendências mais interiores.” (FROEBEL, 1877, p. 55-56).


                             ACERVO PESSOAL

Indo mais além no que diz respeito a ludicidade e o processo de desenvolvimento, Almeida afirma que a ludicidade não é diversão somente, no entanto ela é uma necessidade do homem, seja qual for a idade, visto que o lúdico auxilia no processo de desenvolvimento de diversas áreas da vida humana. 

“A ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista apenas como diversão. O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para uma boa saúde mental, prepara para um estado interior fértil, facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento.” (ALMEIDA, 2009).

Silva traz o conceito de aprendizagem a partir de Vygotsky; afirmando que a aprendizagem se dá através de experiências sociais.
“A aprendizagem é uma experiência social, mediada pela utilização de instrumentos e signos.”  (SILVA, 2019).


                           ACERVO PESSOAL
A metodologia utilizada para o desenvolvimento desta pesquisa foi dividida em três etapas: a primeira, partir de uma observação investigativa e participante - modus vivendi - onde observamos, por uma via antropológica, os hábitos praticados na Escola Aquarela, mais precisamente na turma do maternal, seguindo seus horários e seus rituais; na segunda etapa, realizamos uma entrevista com a professora regente da turma observada e com a diretora da escola. Tendo como encerradas as etapas anteriores, fizemos a análise e o desenvolvimento dos aspectos observados durante a observação e a entrevista.
A escola observada foi a Escola Aquarela, localizada no bairro Cidade Nova, próxima a BR 116. A instituição foi fundada em 2014, possui 170 alunos, sendo 2 autistas. Há 6 turmas por turno, e, segundo a diretora, Dona Mônica, a escola possui um PPP. Ela diz que todos os professores atuantes na escola possuem formação. 
Conversando com Magali, professora regente da turma por nós observada, perguntamos como ela enxerga a relação do lúdico e das brincadeiras na aprendizagem das crianças. Ela respondeu da seguinte forma:

“Brincar faz parte da infância. Sendo assim, o lúdico é um grande facilitador no processo de aprendizagem das crianças. O lúdico pode ajudar tanto no campo cognitivo, quanto no psicológico, social e afetivo. Neste sentido, associo o lúdico e o brincar como uma prática pedagógica de enorme contribuição para o desenvolvimento infantil.”

Analisamos que, há a presença de espaços e recursos lúdicos por toda a escola, assim como um forte uso da ludicidade no desenvolvimento das aulas e das atividades propostas. Percebemos porém que não há muito tempo destinado ao brincar livre. A escola possui uma área com parquinho e um espaço para as crianças, porém as crianças malmente usam. Na hora que seria do recreio, elas lancham na sala, e lá permanecem. Quando brincam, é sentados, com uns brinquedos em cima da mesa. Se correm ou saem da sala, são logo repreendidos pela auxiliar de classe, que pedem para as crianças pararem com a bagunça e sentar quietos.
A professora não consegue administrar o tempo para aplicações das tarefas; antes que consiga concluir a última atividade chega o horário das crianças irem para suas casas. 
Através dos resultados obtidos na observação das práticas executadas na Escola Aquarela e da observação de sua cultura escolar, mais precisamente na turma do maternal, analisando a presença do lúdico no processo educativo e o diálogo estabelecido entre o brincar e o aprender, foi possível concluir que a ludicidade e o ato de brincar são fatores de extrema importância na aprendizagem e na formação da criança, visto que estes influenciam diretamente na socialização, na interatividade e na construção individual e coletiva do indivíduo. As crianças da turma do maternal se envolviam muito mais nas atividades lúdicas e dinâmicas do que nas atividades tradicionais e mecânicas. Vimos que algumas crianças, mesmo tão pequenas, já são reprimidas, introvertidas, e isso, sem dúvida, não pode passar despercebido.

REFERÊNCIAS










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